top of page
germano de oliveira perfil

Montador, diretor e curador de mostras e festivais, graduado em Realização Audiovisual pela UNISINOS, e mestre em Comunicação Social pela PUCRS, com pesquisa sobre o olhar filmado e sua relação com a montagem. É sócio-diretor da produtora Avante Filmes, junto de Filipe Matzembacher e Marcio Reolon. 

Montou diversos curtas-metragens e mais de dez longas-metragens, exibidos e premiados em festivais como Berlinale, Veneza, Toronto, Tallin, FID Marseille, Dok Leipzig, Visions du Réel, entre muitos outros. Dirigiu e escreveu os curtas-metragens Um Conto à Deriva e Objetos, exibidos em festivais como Bogotá, Gramado, Cine Ceará, Goiânia, Guarnicê e Panorama Coisa de Cinema, e o longa-metragem Bicho Monstro, com estreia na 48ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, na Competição Novos Diretores.

Em 2022, recebeu em Madrid o Prêmio Platino de melhor montagem Ibero-americana pela montagem de 7 Prisioneiros, sendo o único brasileiro premiado nessa categoria até então. Além do reconhecimento em outras premiações em mostras e festivais, foi também finalista do Prêmio Grande Otelo do Cinema Brasileiro e do Prêmio ABC.

É integrante da EDT - Associação de Profissionais de Edição Audiovisual. Em 2015, foi selecionado para o Talents Buenos Aires, durante o 17º BAFICI, e, em 2016, para o Editing Studio do Berlinale Talents, dentro do 66º Festival de Berlim – laboratórios destinados à realizadores da América Latina e do mundo, respectivamente. Em 2025, retornou como mentor ao Berlinale Talents para a sessão "Meet the Editor", onde conversou com os selecionados sobre a montagem de Ato Noturno.

QUOTES

Homem com H

"[O filme] se distingue em diversos aspectos de 'biopics' mais corriqueiras. Tem mais vibração, escolhas estéticas menos óbvias e uma maior constância de ritmo. O filme pulsa."

Bruno Ghetti - Folha de São Paulo

Homem com H

"O acerto nos tempos dramáticos, na belíssima fotografia de Azul Serra, na montagem de Germano de Oliveira, na qualidade do som e na atuação de todo o elenco faz desse filme um marco no gênero entre nós."

Carlos Alberto Matos - carmattos

Homem com H

" É perceptível que a edição do filme, sob a responsabilidade de Germano de Oliveira, tenha enfrentado um árduo trabalho em reunir tantas informações sobre o artista e decupá-las em 2 horas e 9 minutos de filme. Existe aqui o uso de passagens rápidas e cortes bruscos, porém necessários para reunir uma grande quantidade de material filmado, que também não desacelera, nem torna exacerbadamente frenético o ritmo do longa-metragem. "

Lucas Rigaud - Estação Nerd

Homem com H

"A montagem é tão fluida quanto as coreografias dele com microfone em punho."

Camila Henriques - Feito por Elas

Homem com H

"O filme avança como um corte seco, preciso, sempre crescendo, sem se perder em excessos, sem temer o abismo"

Hyader Epaminondas - Cine Ninja

Homem com H

"O filme tem duas horas de duração, que passam despercebidas graças ao ritmo fluido e envolvente da narrativa."

Anthony Santos Ventura - Geek Pop News

7 Prisioneiros | 7 Prisoners

"Editor Germano de Oliveira keeps the film light on its feet as we travel around Brazil, grasp the quid pro quo business relationships that transcend national boundaries, and inch out alongside Luca on the grimy precipices upon which he is operating."

Roxana Hadadi - RogerEbert.com

Ato Noturno | Night Stage

"Music choices and editing feel thoroughly contemporary."

Boyd Van Hoeij - Screen Daily

Tinta Bruta | Hard Paint

"Editor Germano de Oliveira weaves the street scenes and the webcam shows into an undulating rhythm that creates a fluid duality between Pedro's material and virtual worlds."

David Rooney - Hollywood Reporter

Tinta Bruta | Hard Paint

"O fotógrafo Glauco Firpo e o montador Germano de Oliveira já tinham se encontrado em Cidades Fantasmas, e voltam a trabalhar juntos e a repetir excelência, e Germano em especial tem um ponto muito preciso de ritmo que coloca sempre o filme pra frente, enquanto Glauco compõe uma luz muito estratégica para definir Porto Alegre da forma como o roteiro a coloca."

Francisco Carbone - Cineplayers

Ato Noturno | Night Stage

"There are several scenes in which the characters succumb to their desires, which become increasingly provocative [...]. Coupled with these provocative moments are a series of tonal shifts, where the film skirts around the edges of melodrama and psychological thriller, with healthy doses of dark comedy scattered throughout. This makes for a distinct and original work that consistently sets out to redefine some fascinating themes through creative, engaging stylistic and narrative techniques."

Matthew Joseph Jenner - International Cinephile Society (ICS)

Ato Noturno | Night Stage

"The film unfolds into a taut, thrilling ride, beautifully shot with camera work that echoes De Palma’s signature crash zooms and split screens. The plot is largely unpredictable, with danger lurking at every corner, culminating in a chaotic, almost operatic finale."

Jared Abbott - Journey into Cinema

7 Prisioneiros | 7 Prisoners

"That sense of moral ambiguity propels this gripping drama, plunging us into the psychic depths of the traumas that accompany survival."

Isabelia Herrera - New York Times Critic's Pick

O Acidente | The Accident

"A sequência que segue à dança da comemoração de Joana e sua esposa, é um daqueles casos onde a montagem precisa ser dissecada, em trabalho primoroso de Carboni e Germano de Oliveira. É com sequências assim que o filme ultrapassa as linhas do cinema de gênero para divertir com um quadro bastante agudo de situações."

Francisco Carbone - Cenas de Cinema

O Melhor Amigo | The Best Friend

 

"O cuidado com o timing é evidente: o filme é dinâmico na maior parte, mas respeita muito os momentos de emoção."

Chico Fireman - Filmes do Chico

Música para quando as Luzes se Apagam | Music when the Lights do Out
 

"As imprevisibilidades que surgem em cena, muitas vezes aparentemente desconexas, criam a atmosfera do filme, que se coloca

como uma experiência, antes de tudo, sensorial. Aqui entra, então, a responsabilidade da delicada montagem de Germano de Oliveira, que se debruça nas possibilidades alegóricas da imagem para provocar [...]

A montagem assinada por Germano de Oliveira traz novos signicados para a relação de Emelyn com a personagem de Lemmertz, sem nome, de uma forma poética intensa e rara no cinema brasileiro."

Diário do Nordeste

Verlust

"O cineasta [Esmir Filho] articula bem a linguagem, com o auxílio da fotografia de Inti Briones e a montagem de Germano de Oliveira, de forma a espelhar profundamente as relações em seus planos: elas são rígidas, porém fluídas."

Leonardo Andreiko - Mondo Bacana

Cidades Fantasmas

"O ritmo é garantido por uma montagem que dá conta de manter o sentido do que se está contando, ao mesmo tempo que comparando passado e presente."

Neusa Barbosa - Cineweb

Eles Vieram e Roubaram sua Alma | They Came and Stole His Soul

"Seja na velha câmera de Mateus, que graças ao seu amadorismo granulado eleva as imagens ao sentido de memória, seja em movimento, na abstração de uma rodovia ou em um plano estático da natureza bucólica dos pampas. Essa construção de imagens se dá graças à montagem de Daniel com Germano de Oliveira, transpondo as diferentes capturas com uma forte trilha sonora, que poderia fazer o espectador viajar por mais algumas horas através desse olhar."

Emanuela Siqueira - Quadro por Quadro

germano de oliveira ilha de edição
  • Instagram
bottom of page